D. Albino Cleto: 13 anos de apostolado na Diocese de Coimbra

12-01-2011 15:27

Dia 11 de Janeiro completou-se 13 anos da entrada de D. Albino Cleto, na Diocese de Coimbra.

A efeméride, muito simples, foi assinalada no dia 12, no Paço Episcopal, em cerimónia integrada na reunião do Conselho Episcopal Diocesano.

(…) “Esta é a Diocese que me acolhe. Esta é agora a minha Diocese, esposa a quem me dou por inteiro, entregando-lhe o que sou e todo o meu futuro”. Palavras de D. Albino Cleto, proferidas na cerimónia de ‘tomada de posse da Diocese, como bispo coadjutor com direito a futura sucessão’, no dia 11 de Janeiro de 1998, na Sé Nova, que mereceram uma calorosa salva de palmas das centenas de cristãos que quiseram “testemunhar a cerimónia”.

Depois de 13 anos de “total entrega à Igreja de Coimbra”, D. Albino Cleto, está a preparar a sua despedida da Diocese como bispo titular, com o sentido do dever cumprido. Ao completar 75 anos em Março de 2010, o prelado pediu a renúncia ao cargo, em conformidade com o Código de Direito Canónico, tendo anunciado à Diocese, logo no mês seguinte, que a mesma tinha sido aceite pelo Vaticano, com o seu sucessor a ser nomeado nos primórdios de 2011.

SDINFO