Dia da Igreja Diocesana - Arciprestado do Baixo-Mondego 26-05-2013

29-05-2013 17:28

Pela Fé somos testemunhas do Ressuscitado
Este foi o lema escolhido para o dia da Igreja Diocesana no Arciprestado do Baixo Mondego, celebrado no dia 26 de maio e teve como palco o parque de merendas de Montemor-o-Velho.
A nova constituição do Arciprestado do Baixo Mondego integra 23 paróquias e uma reitoria, destas, foi criado um conselho que se dividiu por equipas de trabalho que tivessem em conta as diversas pastorais, como a Liturgia, Acólitos, Ministérios, Vocações, Jovens, Família e pastoral Social. Foi através desta constituição de equipas de trabalho que partimos para o programa cultural da tarde do dia da Igreja Diocesana. Cada equipa reuniu-se e tentou, em primeiro lugar, ter a perceção do que havia neste momento em funcionamento no novo Arciprestado.
Pretende-se agora que sejamos uma só comunidade, que nos juntemos e que dissipemos, tanto como pudermos, a distância geográfica entre todos. Este dia foi muito especial e produtivo porque constituiu o primeiro passo para este objetivo, que foi o da nova constituição de Arciprestado. Juntou todos os acólitos a cantar o Hino do Acólito, todos os jovens de Grupos de Jovens que cantaram uma música feita especialmente para este dia; todos os meninos da catequese com uma encenação e pensamento; dos ministérios e das vocações reuniu testemunhos de ministros da palavra e comunhão, de preparação para diácono e um seminarista; a pastoral social participou com o grupo coral da Santa Casa da Misericórdia e a pastoral familiar mostrou o trabalho até agora feito com uma encenação muito interessante e cativante. Foi uma tarde bastante rica e animada que contou com o trabalho e empenho de todos, não só neste dia, mas nos meses que o antecederam.
E agora? As equipas de trabalho estão formadas e a realidade está à vista – ainda muito há a fazer. É preciso dar a conhecer o trabalho de cada pastoral e mostrar que somos felizes se formos mais.
Tatiana Cadima

(ver fotos)