Diocese de Coimbra tem novo Bispo

28-04-2011 11:49

O P. Virgílio Antunes, Reitor do Santuário de Fátima, foi nomeado, hoje, dia 28 de Abril, Bispo de Coimbra, pelo Papa Bento XVI. A ordenação episcopal será no Santuário de Fátima, no próximo dia 3 de Julho, tendo a sua entrada solene na Diocese de Coimbra no dia 10 de Julho.

O novo bispo sucede a D. Albino Cleto, que tinha apresentado ao Papa a sua renúncia por ter atingido o limite de idade previsto pelo direito canónico.

O P. Virgílio do Nascimento Antunes, de 49 anos de idade, é natural de São Mamede (Batalha) e presbítero da Diocese de Leiria-Fátima.

Frequentou o Seminário Menor de Leiria e fez o Curso Filosófico-Teológico no Instituto Superior de Estudos Teológicos de Coimbra.

Depois da ordenação sacerdotal, em 1985, colaborou pastoralmente nas paróquias da Barreira e das Cortes, até 1992.

De 1985 a 1992 foi formador no Seminário Diocesano de Leiria e membro do Secretariado Diocesano da Pastoral Vocacional. Durante estes anos leccionou as disciplinas de Religião, Português e História, do ensino secundário. Em 1988 deu início ao Pré-Seminário, tendo sido o seu primeiro responsável.

De 1992 a 1996 realizou estudos de especialização em ciências bíblicas, no Instituto Bíblico de Roma e na Escola Bíblica de Jerusalém, tendo obtido o mestrado e licenciatura canónica em Exegese bíblica. A sua investigação de especialização foi sobre o Evangelho de São Lucas.

Tendo regressado à Diocese de Leiria-Fátima, em 1996, foi nomeado Reitor do Seminário Diocesano de Leiria, funções que desempenhou até 2005. Durante estes anos implementou e desenvolveu o “Ano Propedêutico” para candidatos ao sacerdócio de diversas dioceses do País. Assumiu diversas tarefas no campo da formação de seminaristas em várias dioceses, através de cursos, conferências e retiros. Durante os anos em que foi Reitor do Seminário liderou o projecto para planificar a remodelação do edifício do Seminário, cujas obras recentemente se concluíram.

De 2000 a 2005 foi Director do jornal semanário “O Mensageiro”, onde publicava uma coluna semanal de opinião.

De 2005 a 2008 foi Delegado Episcopal para o Diaconado Permanente.

De 2000 a 2008 foi Juiz do Tribunal Eclesiástico.

Encontra-se ao Serviço do Santuário de Fátima, desde Setembro de 2005, onde, durante três anos foi capelão, exercendo também as funções de Director do Serviço de Peregrinos e Director do Serviço de Alojamentos. Foi membro do Serviço de Ambiente e Construções, membro do Conselho de Administração e membro do Conselho de Gestão Financeira.

Desde 25.09.2008 é Reitor do Santuário de Fátima.

É também membro do Colégio de Consultores (desde 2001) e membro do Conselho Presbiteral.

É Director do jornal “A Voz da Fátima”, órgão oficial do Santuário de Fátima.

Ao longo dos anos do seu ministério sacerdotal acompanhou continuamente equipas de casais e orientou retiros para casais, integrou o Conselho Pastoral Diocesano, o Conselho Económico, a Comissão para a Formação Permanente do Clero e foi Secretário do Conselho Presbiteral. Tem colaborado continuamente com diversos jornais.

No campo académico tem sido docente de diversas disciplinas na área da teologia bíblica, de língua grega e de língua e cultura hebraica. É professor, desde 1996, no Instituto Superior de Estudos Teológicos de Coimbra, onde integra a Direcção. Foi também docente no Centro de Formação e Cultura de Leiria, no Seminário Diocesano de Leiria e ocasionalmente na Universidade Católica Portuguesa. Tem proferido diversas conferências, na área da sua especialidade, em cursos, seminários e jornadas.

Colaborou numa nova edição da Bíblia (“Bíblia dos Capuchinhos”), com a tradução do original grego e comentário da Carta aos Hebreus. Publicou alguns artigos de especialidade: “Jesus e o dom do Espírito” (Revista Communio), “A Criação na Bíblia” (Revista Dabar), “O Inferno na Mensagem de Fátima” (Publicações do CFC), “Seminário, casa e escola de comunhão” (Actas do Simpósio do Clero). Durante alguns anos elaborou os temas de estudo para o “Boletim da Mensagem de Fátima”.

Enquanto Reitor do Santuário de Fátima, tem proferido numerosas conferências, em Portugal e no estrangeiro. Na sequência dos novos estatutos do Santuário de Fátima, elaborou e pôs em prática o novo regulamento dos serviços internos do Santuário, liderou diversos projectos para remodelação de infra-estruturas, promoveu por diversos meios a divulgação da mensagem de Fátima, implementou diversos projectos de reflexão teológica sobre Fátima, coordenou a visita do Papa Bento XVI ao Santuário de Fátima, deu início às celebrações do centenário das aparições de Nossa Senhora de Fátima.