Grupo Missionário João Paulo II apresenta novo projecto à diocese

10-11-2010 12:12

O Grupo Missionário João Paulo II promove no próximo dia 14 de Novembro, entre as 10h00 e as 17h00, no Seminário Maior, em Coimbra, para todos os novos inscritos no Grupo, o encontro de apresentação do novo projecto de colaboração missionária, desta vez no continente africano, em Farim, na Guiné-Bissau. De acordo com o Padre Luís Miranda, o grupo missionário da diocese de Coimbra dará continuidade ao projecto de colaboração missionária no nordeste do Brasil e iniciará neste ano pastoral este novo projecto no norte da Guiné.

Interpelado sobre esta iniciativa, o sacerdote refere que este “é o primeiro de muitos outros encontros que fazem parte do itinerário de formação do Grupo Missionário e por isso se deseja criar, logo à partida, um ambiente familiar, de partilha e comunhão que vai para além de uma mera apresentação de um projecto missionário”. O encontro decorrerá no Seminário Maior e terá também a participação, para além dos elementos que constituem o grupo, das irmãs Criaditas dos Pobres com a partilha do seu testemunho sobre a missão em Chapadinha, no nordeste do Brasil.

Quanto à missão no Brasil, “está a nascer na paróquia de Chapadinha um movimento de leigos que vai assumir um projecto paroquial de educação social para a higiene básica das crianças e de apoio social a famílias com carências alimentares”, refere o Padre Luís Miranda. Esta iniciativa tem o nome de “Projecto Cara Limpa” e vai ser lançada na diocese, no final do mês de Novembro, com uma campanha de Natal que visa angariar fundos que serão depois entregues aos padres missionários da Boa Nova.

 

Quanto à missão na Guiné-Bissau, é um projecto que se insere numa colaboração com os Padres Missionários Oblatos de Maria Imaculada e com as Irmãs de S. José de Cluny. Farim é uma vila que fica a Norte da Guiné, a 120 quilómetros de Bissau.

Para esta iniciativa, refere o Padre Luís Miranda, “a diocese pretende enviar em Julho do próximo ano os primeiros elementos do grupo João Paulo II para trabalharem junto das crianças, adolescentes e jovens nas áreas da saúde e educação”.

Quem pretender conhecer melhor o trabalho missionário destes jovens pode aceder ao endereço electrónico https://missaojp2.blospot.com/, encontrará as actividades desenvolvidas em Chapadinha (Brasil), com testemunhos e um belo registo fotográfico. Quem quiser inscrever-se neste projecto, pode contactar a Sara Teixeira da equipa de Coordenação do Grupo Missionário João Paulo II através do telemóvel 96 1142169. Se pretender colaborar monetariamente com estes projectos pode fazê-lo através da conta: CAIXA GERAL DE DEPÓSITOS - Diocese Coimbra - Grupo Missionário JP2 – NIB 003502550023877013065

SDINFO

Serviço Diocesano de Informação